ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS FÍSICOS MÉDICOS
Física Médica
As funções do «Especialista em Física Médica» incluem:
1. Garantir a segurança dos pacientes e trabalhadores em relação às radiações ionizantes utilizadas nos procedimentos médicos.
2. Elaborar as especificações e colaborar na escolha dos equipamentos utilizados em radioterapia, medicina nuclear e radiologia, bem como na sua manutenção e calibração.
3. Planear e supervisionar a execução dos tratamentos de radioterapia (radioterapia externa, braquiterapia e medicina nuclear), otimizando a dose de radiação apropriada para cada paciente.
4. Realizar testes de aceitação e de verificação periódica dos equipamentos e procedimentos, verificando se os resultados estão de acordo com os padrões internacionais e com as características do equipamento.
5. Desenvolver e implementar protocolos para garantir a qualidade e segurança dos procedimentos radiológicos.
6. Realizar investigação e desenvolvimento em física médica para melhorar a eficácia dos procedimentos e reduzir os efeitos colaterais para os pacientes.
7. Formar e treinar dos profissionais de saúde nos aspetos de segurança radiológica.
8. Participar em comissões e grupos de trabalho para elaborar legislação e normas relacionadas com a física médica e a segurança radiológica.
Tomada de posição:
APFISMED TP1: Tomada de posição relativa aos atos profissionais próprios do «Especialistas em Física Médica», a sua responsabilidade, autonomia e limites.
Para mais informações:
IUPESM: the international umbrella organisation for biomedical engineering and medical physics
IOMP – Definition of Medical Physicist
EFOMP – Policy Statements
IAEA Human Health Series 25 – Roles and responsibilities and education and training requirements for clinically qualified medical physicists
Council Directive 2013/59/Euratom of 5 December 2013